quarta-feira, 22 de abril de 2009

JUSTIÇA!...

JUSTIÇA – UMA ILUSÃO OU ELDORADO!...

Quando tinha os meus 18 anos, sonhava em ser advogado, ajudar fazer a verdadeira, justiça, defender os inocentes, fracos e oprimidos...
Depois de trancos e barrancos, de tomar cacetadas daqui e dali, aprendi que a justiça é uma coisa abstrata, afeita aos homens, nem sempre de bem e que procuram mais castigar os pobres do que os ricos.
Agora, quase com 40 anos de advogado, vários anos como delegado da OABMG, muitas decepções, mágoas, tristezas, mal tratos e falta de respeito por parte de Juízes, promotores, funcionários e as polícias civis e militares (são as piores) tenho uma visão maniqueísta da coisa e posso dizer de cadeira que Justiça foi feita para ladrão de galinha, pobres e favelados.
Os exemplos estão aí para quem quiser ver nos jornais e na televisão e em toda mídia.
ALVINÓPOLIS, pobre coitada, pode-se dizer que não tem justiça funcionando a pleno vapor: Juiz de João Monlevade e que vem aqui uma vez por Semana o mesmo acontecendo com o promotor de Justiça, Só que ele vem de Ponte Nova. Não têm condições de satisfazer a comarca com 4.000 processos. Os advogados e as partes que se danem. Eles, Juiz e Promotor ainda fazem muito atendendo com educação e urbanidade e trabalhando acima de suas forças.
Prefeito não tem nenhum interesse em trazer Juiz e Promotor fixo, pois assim podem fazer o que quiser – até soltar presos.
Pela mitologia a Justiça é representada por uma virgem descalça, de olhos vendados, linda, com uma espada de corte reto em uma mão e uma balança na outra.
Mas na realidade a Justiça enxerga muito bem, castiga quem quer, sua espada tem o corte deturpado pelas classes sociais e sua balança precisa passar pelo INMETRO O MAIS URGENTE POSSÍVEL.
VOCÊS JÁ VIRAM NA REGIÃO UM RICO PARAR NA CADEIA?...
- Mas já viu 25 presos confinados em verdadeiros depósitos serem queimados enquanto o carcereiro estava em casa com a chave. Tenho certeza que se não viram ao menos souberam.
Nós advogados, preocupados apenas em furar os olhos uns dos outros fazemos ouvido de mercador e fingimos que tudo está bem.
Quem quiser conhecer o que é a Justiça desde a antiguidade leiam o POEMA CONDOREIRO DE CASTRO ALVES - N A V I O N E G R E I R O...
E SE QUEREM SUAVIZR UM POUCO DESTAS DURAS PALAVRAS POR MIM DITAS LEMBREM-SE QUE CALAMANDREI DISSE QUE “Na balança da justiça uma rosa pesa muito mais que o mais grosso tratado de direito”.
Concluindo, pelo menos aqui no Brasil e em Alvinópolis a Justiça é um Eldorado a ser alcançado onde partes, advogados, clientes, réus e vítimas serão bem tratados – ou pelo menos maltratados de igual para igual.
E onde os Juízes e Promotores devem ter a convicção que são eles os responsáveis pela execução humana das penas e dos presos.
É merecido que ganhem bem, até o dobro. Mas façam por merecer esses proventos retirados do povo que a maioria julga tão mal.
POR ENQUANTO FICO COM A MÁXIMA QUE A JUSTIÇA NÃO PASSA DE UMA ILUSÃO, POIS ADVOGADO NÃO TEM DIREITO A LICENÇA MÉDICA, É ESCRAVISADO PELO SISCON, TRABALHA 80 % de graça e é O BUFÃO E O PUXA-SACO DA JUSTIÇA. É igual a Hiena que é muito mas não sabe de que e porque.

JUSTIÇA!..... WHAT IS THIS? QUEM ME EXPLICAR GANHA UM DOCE...
QUOUSQUE TANDEM ABUTERE PATIENTIA NOSTRA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário